17.6.09

SPFW - VERÃO

Faltam apenas alguma horas para começar a 27ª edição do São Paulo Fashion Week . Confira como serão alguns desfiles...
CARLOTA JOAKINA
A marca mais jovem da estilista Glória Coelho, que tem na equipe estilo Camila Bertolote, Marília Biasi e Juliana Pazutti, se inspira nas diversões infantis, nos parques temáticos (pense na Disney, no Hopi Hari e até em PlayCenters da vida) e em origamis. As cores escolhidas são: brancos, transparentes, tons de areia, lilás, violeta, pistache, prata e preto. A silhueta vem seca, acompanhada por listras verticais e com tecidos como o liquid organza, tricô feito com fio de bambu, interferências com plástico e diferentes tipos de algodão.
A marca Carlota Joakina quer brincar nos parques de diversão.
OSKLEN
Oskar Metsavaht promete deixar a sobriedade de lado e inserir brasilidade em sua coleção de verão 2010. O tema é o samba, e a grife deve traduzir a exuberância dos desfiles das escolas de samba em looks urbanos, multicoloridos. Umas das imagens de inspiração é a modelo Carol Trentini desfilando, em fevereiro último, para a escola Grande Rio. Além da explosão de cores – como tons de rosa que irão se misturar com preto – devem aparecer muitas texturas e uma estampa, quase abstrata, que mistura flores e confetes.
Detalhe do painel de inspirações + estampa exclusiva da Osklen.

FÁBIA BERCSEK
Hard Couture é o tema da coleção de Fábia Bercsek, que cita a silhueta dos anos 30, os movimentos da dança e da capoeira, e as imagens étnicas da como inspirações. Sua cartela de cores tem cru, preto, nude, rosa, ouro e prata. Os materiais utilizados incluem linho, tule, tafetá, tricô e couro; enquanto os acessórios são feitos à partir de miçangas.
Bardot, dança e etnia atraem o olhar da estilista Fábia Bercsek.

IÓDICE
A marca de Valdemar Iódice deve mergulhar no oceano em busca das pérolas preciosas que são o ponto de partida da coleção. Alguns elementos clássicos, representativos da grife, como as fendas nas costas, o uso de tecidos fluidos, drapeados e brilhos, vão marcar presença. As estampas, monocromáticas, mostrarão serpentes, algas marinhas, e até mesmo o movimento da areia. As cores são: off-white, vermelho e preto. E os tecidos: cetim de seda, crepe georgette, sarja e linho. Tudo sempre acompanhado de aplicações de pérolas, argolas e madrepérolas.
A Iodice traz pérolas para enfeitar as princesinhas do mar.

MÁRIO QUEIROZ
Na onda da temática do SPFW, que comemora o Ano da França no Brasil, Mário Queiroz foi buscar inspiração no estilo dos homens franceses. As observações feitas pelo próprio estilista em suas viagens para Paris, desde os anos 80, servem de base para a coleção, que tem como ícone o charmosíssimo ator Louis Garrel.
O ator Louis Garrel e o discreto charme dos franceses, por Mário Queiroz.
UMA
A estilista Raquel Davidowicz pretende criar um diálogo entre arte e moda, transportando para a passarela a geometria da obra do artista plástico pernambucano Macaparana. A cartela de cores terá tons fortes, nuances empoeiradas e metalizados. Entre os tecidos, destacam-se os naturais: algodão, linho e seda.
A geometria de Macaparana será interpretada por Raquel Davidowicz.
MOVIMENTO
A grife trará na passarela mulheres super femininas, que valorizam a liberdade e buscam viver em perfeita harmonia com os mais distintos elementos naturais. Estampas de formas de folhas, flores, penas de pássaros e borboletas estarão imprensas em peças coloridas de roxo-açaí, vemelho-cereja, verdes variados, tons neutros e branco. Os acessórios de cabelo serão feitos com flores e folhas naturais.
Feminilidade e natureza na passarela da Movimento.
POKO PANO
Uma imponente cortina. Um papel de parede em toile du jouy. O braço de uma poltrona bergére. Um detalhe em capitonê. Estas são algumas das referências utilizadas pela estilista Paola Robba em sua coleção, batizada de “Conexão Paris/ São Paulo/ Paris”. A inspiração vem dos passeios da estilista por castelos, palácios e chateaus franceses. Modelagens amplas, volumes, e tapeçarias de época são outros elementos importantes.
A coleção da Poko Pano faz a conexão Paris- São Paulo- Paris.
ÁGUA DE COCO por LIANA THOMAZ
A marca de moda praia apresenta uma coleção batizada de “Riveira Oriental”, que deve vir com perfume exótico, cores vivas e dreapeados expressivos. Com cenografia criada por Martom e trilha sonora do DJ Zé Pedro, a Água de Coco deve capturar um pouco da cultura e da essência orientais.
ERIKA IKEZILI
O impressionista francês Edgar Degas e a vida da bailarina Sylvie Guillen são as fontes de inspiração mais fortes da estilista, que apresentará uma coleção em tons de branco, cru, rosa, preto, cinza, azul e laranja. Os volumes estarão localizados na parte de cima da silhueta, em peças feitas de tules, linhos e tricôs.
SIMONE NUNES
Intitulada “Black Carpet”, a coleção foca no processo de criação e nos caminhos futuros da marca. A designer dará continuidade ao trabalho iniciado na última temporada para promover a sustentabilidade na moda, mostrando peças confeccionadas em um material similar ao couro, como alternativa à pele animal. Azul, preto, cinza e laranja são algumas das tonalidades que estarão na passarela.
NEON
Um calçadão urbano, uma tarde de domingo, listras e grafismos. É assim que a dupla Dudu Bertholini e Rita Comparato da Neon define sua coleção de verão 2010. As cores foram organizadas de forma livre e cada look terá sua própria cartela de cores – tons pastel, cítricos, cores vivas e fechadas irão se chocar. Saiões e camisas são as peças-chaves e serão compostos em seda, cetim, algodão e lycra.
JEFFERSON KULIG
O estilista sentiu-se atraído pelas obras do artista russo Kasimir Malévitch, que deu inicio ao movimento "Suprematismo", onde tudo é composto à partir da geometria e da abstração. Na passarela, isso deverá se traduzir em linha retas e recortes precisos.
CIA. MARÍTIMA
Gregos e romanos, Madeleine Vionnet , e um pouco de Versace dos anos 80, e voilá está pronta a receita da coleção da Cia. Marítima. Ao contrário das últimas estações, esta vem repleta de volumes, aplicações e drapeados. A cartela de cores é formada por tons de areia, terra e dourados.
ELLUS
O mundo das motocicletas é o tema escolhido pela equipe de estilo da Ellus. Além das motos, outros componentes - como os motores e os bancos - estarão presentes nas peças. Por isso, podemos esperar muito couro e também metais, em forma de correntes e zíperes. E se você imagina que o preto será a cor predominante da coleção, se engana! Quem vence a disputa é o branco, em silhuetas secas e cortes precisos.
Os motoqueiros "light" da Ellus se vestem de branco, neste verão.
FAUSE HATEN
O Teatro Vaudeville, com toda a sua trupe de músicos, dançarinos, animais, comediantes e músicos, serve como ponto de partida para o estilista. A cartela de cores será sóbria e as formas, mais rígidas, com muitas franjas e brilho. Tudo como no século 19, quando estes artistas se vestiam para alegrar as ruas dos Estados Unidos e do Canadá.
ISABELA CAPETO
A estilista carioca foca nas obras do artista plástico Robert Rauschenberg, grande nome da Pop Art norte-americana. Além de pintor, Robert era também escultor, performer e fotógrafo, e se consagrou com a utilização de materiais nada convencionais para a época. O desafio de Isabela nesta temporada, portanto, será inserir tecidos novos e modelagens incomuns em suas peças.
Texto: Matheus Evangelista

0 comentários:

 
© 2008 TNB
^